segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Resfriado

Depois da chuva que tomei em SP, sabia que não ia sair dessa sem um resfriado. Até que consegui segurar alguns dias... Depois de uma aula de bike indoor, numa sala fechada com ar condicionado, espirros constantes indicaram o que aconteceria no dia seguinte: cama.

Fiquei acamada no final de semana e, hoje, segunda, um pouco melhor, mas ainda com respiração ruim e garganta péssima, resolvi dar um basta. Vou andar.

Sobre resfriado e exercício físico:

1. Verifique os seus sintomas. Você pode se exercitar se o suor frio limitar-se a sua cabeça, como os incômodos com coriza e dor de garganta. Mas vá com calma se esse incômodo está passando dos espirros. As infecções respiratórias, febre, glândulas inchadas e com dores extremas, são bons motivos para descansar em vez de calçar os tênis.

2. Não exagere. Se você tem um resfriado, pratique exercício para manter um nível de intensidade moderada (ou seja, caminhar ou correr fácil). Os estudos não mostraram quaisquer efeitos negativos do exercício moderado para quem sofre de resfriado comum.

3. Não volte a correr forte rapidamente. Se você está se recuperando de um ataque mais grave de gripe, tenha calma e, gradualmente, volte a treinar depois de pelo menos duas semanas de descanso.

Nós, que somos "fominhas" por corridas, nunca gostamos de ficar fora de "operação" por causa de uma gripe ou similar, especialmente se você está treinando para uma grande corrida, como uma maratona. Aqui estão outras dicas de David C. Nieman para poder aumentar sua imunidade e evitar adoecer:

1. Beber água em abundância. Manter-se hidratado é importante para prevenir a doença, e água é a melhor opção, além de menos dispendioso. Certifique-se de que você está bebendo água durante o dia e também realizando uma hidratação adequada antes, durante e após as corridas;

2. Fazer refeições balanceadas durante o dia. Certifique-se de comer muitas frutas e legumes, que contêm antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a impedir resfriados. Além disso, limitar as gorduras saturadas, já que elas diminuem sua imunidade, deixando você mais suscetível a resfriados;

3. Lave as mãos. Certifique-se de lavar as mãos com frequência. A lavagem das mãos é a coisa mais importante que você pode fazer para impedir a propagação da doença;

4. Vá pra cama na hora certa. A privação do sono pode torná-lo mais propenso a resfriados e outras doenças. Ter um bom sono - pelo menos 7 a 8 horas por noite - vai reforçar o seu sistema imunológico.

Bom, dormir é necessário, mas tem vezes que simplesmente não dá. Aí vão algumas dicas para dormir melhor então:

1. Evite aumentar tanto a sua intensidade e sua quilometragem semanal de treinos ao mesmo tempo. Aumente gradualmente a quilometragem, e mantenha nesse nível durante uma semana ou duas, antes de adicionar alguns exercícios de velocidade.

2. Certifique-se de que você está tendo pelo menos um dia de descanso por semana, para evitar o overtraining. Aumentar sua intensidade ou quilometragem muito rapidamente pode desgastar muito suas energias, tornando-o mais suscetível a resfriados e lesões.

3. Se você estiver treinando para uma grande corrida, como uma maratona, é importante reduzir seus treinos na reta final, de duas a três semanas antes de sua prova. Este período de redução gradual permitirá que o seu sistema imunológico se recupere de todo o treinamento duro que você tem feito e irá deixá-lo com menor propensão a um resfriado pré-corrida.

A ideia de que você vai pegar um resfriado, só porque está vestindo roupas molhadas e correndo na chuva é realmente um conto da carochinha. Na verdade, é mais provável pegar um resfriado se você ficar dentro de algum lugar fechado o tempo todo, porque é onde os germes podem prosperar e se espalhar. Assim, quanto mais você pode ficar ao ar livre durante as estações chuvosas, melhor. Claro, ainda é importante se vestir adequadamente para correr no frio para evitar outros problemas, tais como a hipotermia. Com todo aquele calor das salas e frequentadores suados, as academias podem ser o terreno ideal para bactérias e vírus se proliferarem. Fique atento e use sempre sua toalha. Então, viva a ciclovia! Vamos correr curtindo a vista que ainda é o melhor negócio.

FONTE: http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/posts/2009/11/09/viva-corrida-ao-ar-livre-239506.asp

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"A Arte de Insultar"

Existe no mundo apenas um ser mentiroso: o homem. Todos os outros seres são verdadeiros e sinceros, pois mostram-se abertamente como são e manifestam o que sentem. Uma expressão emblemática ou alegórica dessa diferença fundamental é o facto de que todos os animais andam com o seu aspecto natural, o que contribui bastante para a impressão agradável que se tem ao vê-los; especialmente quando se trata de animais livres, tal visão enche o meu coração de alegria. Em contrapartida, devido ao seu vestuário, o ser humano tornou-se uma caricatura, um monstro; o simples facto de vê-lo é ja algo de repugnante, que se destaca até pelo branco da sua pele, tão natural a ele, e pelas consequências repulsivas da sua alimentação à base de carne, que vai contra a natureza, bem como das bebidas alcoólicas, do tabaco, dos excessos e das doenças. Ele surge como uma mácula da natureza!

Arthur Schopenhauer.

Saudades eternas.